XVII Concurso Público da Corregedoria Geral da Justiça / 1998

Prova de Psicologia

1 - As teorias do desenvolvimento humano que estipulam fases ou estágios do desenvolvimento apresentam como dimensão que Ihes é fundamental:

a) a mudança qualitativa nos aspectos cognitivos do sujeito;
b) o paralelismo entre crescimento orgânico e o desenvolvimento psicológico;
c) "pontos de partida" e "pontos de chegada" que definem trajetórias de desenvolvimento;
d) a involução dos aspectos infantis;
e) nenhuma das respostas anteriores.

2 - Pode-se compreender a tarefa da aprendizagem formal da escola como pressupondo o deslocamento da criança em relação "ao paraíso materno" e a aceitação da demanda social. Do ponto de vista da criança, isto significa:

a) a ampliação de suas possibilidades de identificação com outros adultos;
b) a aceitação, pela via do recalque, do simbolo do Outro;
c) a necessidade de alterizar-se tendo em vista a possibilidade de anulação do eu;
d) a identificação com instâncias simbolicas de autoridade e com os ideais culturais;
e) nenhuma das respostas anteriores.

3 - As controvérsias sobre a influência da televisão, principalmente no tocante à veiculação da violência, sobre os comportamentos de jovens e crianças tendem a enfatizar ora a responsabilidade da TV, ora a não conclusividade dos estudos empíricos sobre o assunto. Pode-se dizer que o estatuto destas controvérsias:

a) é político porque envolve interesses outros (econômicos e comerciais), além dos interesses representados pelos que defendem o bem-estar de crianças e jovens;
b) reflete a desorientação de valores da sociedade contemporânea;
c) assenta-se sobre uma base epistemologicamente diversa porque reúne colocações oriundas de campos de saberes diferentes;
d) é legitimo dentro de uma plurivocidade de interesses numa sociedade democrática;
e) todas as possibilidades acima estão corretas.

4 - O fato de que muitos jovens de estratos sócio-econômicos desfavorecidos não se reconhecem e não se auto-rotulam como "adolescentes" nos leva a considerar que:

a) a adolescência não pode ser considerada "uma fase universal do desenvolvimento humano";
b) "os adolescentes" destes estratos têm uma "adolescência" diferente das de outros estratos;
c) práticas sociais implicam necessariamente sistemas de significação que, por sua vez, definem relações e inserções sociais;
d) a experiência sócio-cultural deste grupo de jovens reflete sua exclusão da experiência sócio-cultural hegemônica;
e) nenhuma das respostas anteriores.

5 - O RAP e o Funk, enquanto manifestações culturais que põem em evidência uma determinada parcela da população de jovens, pode ser tomada como uma tentativa de referência identitária. A hostilidade contra o status quo presente em muitas músicas do Rap e do funk pode ser:

a) um bom exemplo do que Winnicott chama de "o embate de armas" que se trava na adolescência;
b) indicadora de uma atitude anti-social como caracteristica da síndrome da adolescência normal;
c) exemplo de identificação negativa com as figuras parentais;
d) indicadora de processos de auto-afirmação;
e) nenhuma das respostas anteriores.

6 - Em geral, a criança de hoje convive mais intensa e extensivamente com seus pares do que com adultos significativos. Esta condição sócio-histórica de subjetivação da infância pode ter como desdobramento:

a) um padrão de reações diversas e difusas conhecido comumente como "carência emocional";
b) o enfraquecimento dos laços afetivos entre crianças e seus pais;
c) a institucionalização da infância no contexto escolar;
d) a emergência de novas dimensões de sociabilidade e cognição;
e) nenhuma das respostas anteriores.

7 - A celebração da família como contexto ideal para a formação do indivíduo pode ser entendida como parte de processos históricos de privatização da experiência e romanticização do amor. Do ponto de vista da organização social da infância pode-se observar:

a) a importância do vínculo afetivo entre pais e crianças como condição de desenvolvimento psicológico saudável;
b) a normatização do desenvolvimento na infância a partir de um modelo ideal de família;
c) a necessidade do Estado legislar sobre o bem-estar infantil;
d) a demanda de se criarem serviços de orientação familiar para a educação de crianças;
e) nenhuma das respostas anteriores.

8 - O estudo da situação de rua de muitas crianças e jovens que abandonam seus lares por dificuldades econômicas ou por maus-tratos da família apontado algumas tendências, no que diz respeito a essas crianças e jovens, como por exemplo:

a) labilidade afetiva e pouca preocupação pelo outro;
b) baixa auto-estima e visão trágica de futuro;
c) dificuldades de simbolização e no controle das emoções;
d) criatividade e capacidade de distinguir fantasia e realidade;
e) todas as respostas acima estão corretas.

9 - A explosão de violência manifesta por parte de adolescentes das camadas médias urbanas tem gerado discussões quanto aos fatores envolvidos no desencadeamento de tais comportamentos, como por exemplo, a violência transmitida pelos meios de comunicação, a dificuldade de internalizar limites, as desigualdades sociais ... No entanto, além da tentativa de compreensão desta situação, torna-se ainda necessário:

a) articular a dinamica pulsional a partir das condições contemporâneas de subjetivação;
b) estabelecer relações de causalidade entre o "psíquico" e o "social";
c) recortar e determinar a contribuição específica de cada campo disciplinar;
d) realizar estudos empíricos para comprovar as teorias;
e) nenhuma das respostas anteriores.

10 - Mais do que simplesmente incumbir-se da transmissão dos valores culturais, a escola funciona como um dispositivo de refração no sentido da diferenciação e da hierarquização social. Deste modo:

a) meninos e meninas são igualitariamente recompensados a partir de seu desempenho cognitivo;
b) a personalidade de cada um é desenvolvida segundo suas aptidões intelectuais;
c) brancos e negros são socializados dentro dos valores sócio-culturais mais amplos;
d) a competitividade é estimulada gerando diferenças entre os alunos;
e) nenhuma das respostas anteriores.

11 - Sobre a natureza do super-eu pode-se afirmar que:

a) o homem normal é muito mais imoral do que crê;
b) o aumento do sentimento de culpa inconsciente pode transformar pessoas em criminosos. O sentimento de culpa não é a conseqüência e sim o motivo do crime;
c) o homem normal é muito mais moral do que sabe;
d) em contraste com o neurótico obsessivo, o melancólico nunca dá o passo para a auto-destruição, como se estivesse imune ao perigo do suicídio;
e) a maior parte dos casos de delinqüência infanto-juvenil é conseqüência da complacência do super-ego para com o ego.

12 - O recalque é um mecanismo complexo. Freud admite que ele se dá em duas fases. A primeira delas baseia-se:

a) exclusivamente na retenção da catexia inconsciente o que, por si só, impede o acesso do impulso pré-consciente;
b) na retirada da catexia inconsciente, implicando supressão do impulso em conseqüência de violenta coerção social;
c) na retirada da catexia pré-consciente, o que impede que o impulso torne-se consciente, o que se explica pela fraqueza e freqüentemente omissão dos agentes sociais encarregados de orientar, educar e corrigir crianças e adolescentes;
d) na hipótese de uma anticatexia, por meio da qual o pré-consciente protege-se da pressão da idéia inconsciente, processo relativamente independente das ações dos pais e educadores;
e) nenhuma das respostas acima.

13 - Freud observa que numa neurose obsessiva o papel das anticatexias proveniente do sistema consciente vem ao primeiro plano porque:

a) uma neurose obsessiva, diferentemente de uma histeria, não tem origem num impulso libidinal inconsciente e sim em conflitos entre o eu e o super-eu nascidos do complexo edipiano. As atitudes demasiadamente exigentes dos pais induzem um severo recalque;
b) a angustia neurótica manifesta-se no domínio das auto-censuras conscientes que, diferentemente auto-acusações melancólicas, não tem origem numa falsa-conexão e não resulta do recalque dos verdadeiros motivos dos quais o ego se acusa;
c) organizadas como uma formação de reação, são responsáveis pela primeira fase do recalque, torna-se o ponto vulnerável à formação de substitutos, e sua dominância implica em ausência de descarga e portanto o recalque é menos bem sucedido;
d) o ego é mais extensamente o cenário da formação de sintomas do que ocorre na histeria, porque nessa última, a regressão do agir para o pensar é responsável pela forte erotização do pensamento e manifesta a intensa ambivalência e desfusão puisional;
e) nenhuma das respostas anteriores.

14 - Freud sustentou até o final de sua obra que a neurose e a psicose baseiam-se em mecanismos distintos. Toda neurose tem sua fonte no recalque, que é uma clivagem entre afeto e idéia, já a psicose é o efeito de:

a) de um rechaço de uma idéia incompatível com o eu, juntamente com o seu afeto acompanhada da projeção do seu conteúdo no mundo externo, trata-se de um abuso do mecanismo da projeção para fins de defesa;
b) uma convicção delirante que se impõe contra toda evidência de fato e toda tentativa de persuasão;
c) uma profundo desconhecimento da realidade exterior que é reveladora de uma fixação nas etapas mais precoces do desenvolvimento libidinal, completamente independente de qualquer ato de repúdio, recalque ou negação;
d) do processo psíquico de tratar as palavras literalmente, como se fossem equivalentes às próprias coisas que designam;
e) nenhuma das respostas anteriores.

15 - A perversão, no sentido psicanalítico, é o efeito de um mecanismo psíquico diante da ordem simbólica, e suas referências quanto ao que é permitido e proibido consistem em:

a) aceitá-la, mas, preferir transformá-la por considerá-la injusta;
b) desconhecê-la e, por isso, não conduzir-se de acordo com ela;
c) admiti-la, mas, secundariamente, procurar desafiá-la e desmenti-la;
d) adaptar-se, profundamente, a suas exigências alimentando, entretanto, um profundo ressentimento contra sua injustiça;
e) nenhuma das respostas anteriores.

16 - Assinale a afirmativa mais correta e completa:

a) o recalque é uma vicissitude de pulsão que consiste em fugir dos impulsos cuja satisfação provocaria desprazer;
b) a essência do recalque é um mecanismo defensivo de condenação e rejeição de impulsos cuja satisfação provocaria desprazer, de modo que os representantes psíquicos da pulsão têm acesso negado à consciência;
c) o recalque constitui uma modalidade de defesa patológica que deixa sintomas em seu rastro, produzindo resultados permanentes cuja eliminação, encarada de um ponto de vista econômico, resulta em novo dispêndio de força;
d) o recalque compreende um processo multifásico que consiste em afastar da consciência os representantes ideativos da pulsão cuja insatisfação elevou a tensão psíquica a um grau insuportável;
e) nenhuma das respostas anteriores.

17 - Assinale a afirmativa mais correta e completa:

a) a sexualidade é uma função corpórea abrangente, tem o prazer como meta e só secundariamente vem servir à finalidade de reprodução;
b) a sexualidade é uma função corpórea abrangente, tem o prazer como meta, só secundariamente vem servir à finalidade de reprodução, sendo, de início, descentralizada e exclusivamente auto-erótica;
c) a sexualidade é considerada uma função corpórea abrangente, tem o prazer como meta, só secundariamente vem servir à finalidade de reprodução, estando, apenas no caso das crianças, divorciada de suas ligações com os órgãos genitais;
d) a sexualidade é uma função corpórea abrangente, tem o prazer como meta, só secundariamente vem servir à finalidade de reprodução, e exclui os impulsos meramente afetuosos e amistosos que foram sublimados;
e) nenhuma das respostas anteriores.

18 - Assinale a afirmativa mais correta e completa:

a) o inconsciente é um conceito tópico, econômico, dinâmico e fenomenológico que designa a essência dos processos psíquicos regidos pelo processo primário;
b) o inconsciente é um conceito tópico, econômico e dinâmico que corresponde ao recalcado;
c) no sentido sistemático, o inconsciente corresponde ao id, caracterizando-se pela não-contradição, pela substituição da realidade externa pela realidade psíquica, pela inalterabilidade frente à passagem do tempo e pela busca de descarga segundo o processo primário;
d) o inconsciente é um sistema onde os processos psíquicos, isentos de contradição mútua, substituem a realidade externa pela realidade psíquica, não se alteram com a passagem do tempo e procuram descarga de acordo com o processo primário;
e) nenhuma das respostas anteriores.

19 - Assinale a afirmativa mais correta e completa:

a) a pulsão de morte só efetua seu trabalho discreta e silenciosamente, pois o objetivo de toda vida é a morte;
b) tudo o que é vivo morre por razões internas, desejando morrer apenas de modo natural;
c) uma parte da pulsão de morte é desviada no sentido do mundo externo, vindo à luz como agressividade e destrutividade;
d) a repetição e a reexperiência de algo idêntico contradizem o princípio do prazer;
e) nenhuma das respostas anteriores.

20 - Assinale a afirmativa mais correta e completa:

a) o narcisismo designa simultaneamente a condição mais originária da libido e um estado secundário de investimento libidinal do eu, às expensas da libido objetal;
b) o narcisismo consiste na atitude de tratar o próprio corpo da mesma forma pela qual o corpo de um objeto sexual é comumente tratado;
c) a modalidade de escolha objetal que adota o próprio eu como modelo dos objetos amorosos é a essência do narcisismo;
d) o narcisismo é sempre secundário ao auto-erotismo e resultante de uma nova ação psíquica;
e) nenhuma das respostas anteriores.

21 - Ao defender um trabalho socialmente mais abrangente para o psicólogo, em situações de vida e saúde, como nos grupos de interação familia ou escola, Bleger se refere a:

a) Psicoprofilaxia;
b) Higiene Mental;
c) Psico-Higiene;
d) Saúde Pública;
e) nenhuma das respostas anteriores.

22 - A abertura de novos campos de atuação dos psicólogos permitiu o surgimento de uma Psicologia da Saúde. Esse campo situa as questões da saúde:

a) nas representações do processo saúde/doença para o paciente e a equipe;
b) na análise de questões sócio-econômicas e ambientais;
c) na relação do paciente com sua própria doença;
d) na interface entre o individual e o social;
e) nenhuma das respostas anteriores.

23 - Segundo Campos, uma das formas do psicólogo trabalhar na rede básica de saúde é por meio da:

a) supervisão rotineira do trabalho das equipes não especializadas da rede;
b) participação em ações educativas com os usuários da rede;
c) consolidação dos marcos teóricos da Psicologia da Saúde;
d) construção e da organização do saber leigo;
e) nenhuma das respostas anteriores.

24 - Um dos principais problemas, identificados pelo Ministério da Saúde, na população feminina, se refere ao grupo de mulheres adolescentes, onde fatores como a alta incidência de doenças sexualmente transmitidas e gravidez precoce indicam a necessidade de:

a) participação mais atuante das mulheres nos programas de regulação da fertilidade e planejamento familiar;
b) entrevistas que reflitam sobre os aspectos bio-psicosociais relacionados à saúde da mulher e ao modo como são tratadas na nossa sociedade;
c) ações de saúde mais abrangentes, capazes de acompanhar as mudanças de comportamento ocorridas na sociedade, nos últimos anos;
d) esclarecimentos acerca do exame ginecológico que supere as angústias e fantasias frente à manipulação do corpo, pelo médico ou enfermeira;
e) nenhuma das respostas anteriores.

25 - Como importante recurso no trabalho do psicólogo junto a famílias, a Terapia Familiar Sistêmica contém, em suas propostas, dois dos eixos epistemológicos utilizados para caracterizar a Ciência Contemporânea, a saber:

a) circularidade e objetividade;
b) complexidade e instabilidade;
c) estabilidade e recursividade;
d) simplicidade e causalidade;
e) nenhuma das respostas anteriores.

26 - Seguindo os princípios da análise institucional, uma das seguintes afirmativas é falsa. Assinale-a:

a) instituição e organização são termos que se referem a um mesmo objeto de análise;
b) as instituições são manifestações e concretizaçoes das realidades da vida em sociedade;
c) a alienação social significa a dominação do instituído, a autonomização institucional;
d) a instituição é o equivalente, no campo social, ao inconsciente no campo psíquico;
e) nenhuma das respostas anteriores.

27 - O termo "analisador", na psicologia institucional, se refere:

a) à pessoa do analista institucional;
b) à decomposição da realidade institucional em elementos simples;
c) a algum dispositivo que provoca a revelação do não-dito institucional;
d) às regras explÍcitas que identificam uma instituição;
e) nenhuma das respostas anteriores.

28 - Dentre as principais questões levantadas pelos teóricos e profissionais da área de atendimento psicoterápico nas classes populares, destaca-se a referente ao universo simbólico do terapeuta e do paciente, significando que:

a) a invalidação das terapêuticas populares pelos modelos científicos sustenta a dificuldade de aproximação dos universos simbolicos do terapeuta e do paciente;
b) a eficácia simbólica só ocorrerá se o saber psicológico do terapeuta for transferido, através da terapia, ao paciente;
c) não há possibilidade de comunicação real, visto que terapeuta e paciente pertencem a universos simbolicos distintos;
d) a demanda do paciente não consegue se ajustar ao universo simbolico do terapeuta, que possui uma representação de saúde e doença própria;
e) nenhuma das respostas anteriores.

29 - O objetivo de uma análise institucional é essencialmente o de:

a) melhorar as relações interpessoais e dirimir conflitos grupais em uma instituição;
b) fazer emergir o inconsciente político, oculto nos grupos e formas sociais, que dá sentido ao instituído;
c) promover mudanças nos modos de funcionamento de uma instituição/organização;
d) produzir maior eficácia na obtenção dos objetivos propostas por um grupo ou instituição;
e) nenhuma das respostas anteriores.

30 - Assinale a afirmativa incorreta, conforme os pressupostos da psicologia institucional:

a) o conceito de implicação se opõe ao de neutralidade, na relação entre o profissional/pesquisador e seu objeto de análise/pesquisa;
b) instituinte é aquilo que se apresenta de forma cristalizada nàs relações instituídas;
c) a autogestão é um dos princípios teorica-metodológicos partilhados pelas diversas correntes do movimento institucionalista;
d) o simbolismo social e o imaginário social se articulam na dinâmica institucional;
e) nenhuma das respostas anteriores.

31 - Assinale a opção incoerente com os princípios institucionalistas:

a) a análise institucional não propõe modelos aos quais os atores sociais devam se conformar;
b) o analista institucional deve atender à encomenda dos atores ou grupos sociais;
c) a intervenção institucional é legitima quando favoriza decisões cuja iniciativa e conseqüência são assumidas pelos atores sociais envolvidas;
d) a análise institucional não é uma intervenção para a mudança programada;
e) a analise psicossocial em um grupo não é sinônimo de psicoterapia de grupo.

32 - Pelo enfoque da psicologia social comunitária, no que concerne aos aspectos culturais como processos psicossociais, pode-se afirmar que:

a) a cultura é vista como um conjunto de significados partilhados que orientam a conduta dos indivíduos;
b) os significados culturais se apresentam de forma heterogênea e imutáveis no processo histórico grupal;
c) as representações sociais, enquanto construções simbólicas, existem de forma independente com relação aos aspectos culturais, em uma dada comunidade;
d) a abordagem cognitivista, centrada nas representações individuais, é fundamental para o entendimento dos processos culturais;
e) nenhuma das respostas anteriores.

33 - Com relação ao processo de socialização, podemos afirmar que:

a) a idéia da infância, tal qual a concebemos na modernidade, é um fato natural e não um fato social;
b) a assimilação da imagem adulta é um dos objetivos da socialização;
c) a psicologia, ao abordar o processo pelo qual a criança se transforma em ser social, supera o antagonismo entre indivíduo e sociedade;
d) o processo de socialização da criança independe da sua condição histórico-social, uma vez que todas as crianças vivem igualmente um período de crescimento e de desenvolvimento da personalidade;
e) nenhuma das respostas anteriores.

34 - Dentre as seguintes afirmativas sobre a Teoria das Representações Sociais, uma é falsa. Assinale-a:

a) as Representações Sociais orientam a conduta humana;
b) a conduta humana contribui para a construção das Representações Sociais;
c) os elementos perifericos da Representação Social são altamente resistentes à mudança;
d) Representação Social é uma forma de conhecimento elaborada e partilhada, tendo um sentido prático para a construção da realidade social;
e) as Representações Sociais são construtos em permanente transformação pela ação e projetos de grupos sociais.

35 - O "T-Group", dispositivo grupal concebido por K. Lewin é:

a) um modelo psicossocial de psicoterapia de grupo;
b) um grupo de trabalho cujo objetivo é alcançar a execução de tarefas através da totalidade dinâmica, pelas interações entre os membros;
c) um mecanismo grupal que visa à mudança de atitude dos membros do grupo;
d) um grupo que se estrutura pela tomada de consciência, de indivíduos isolados, de sua interdependência;
e) nenhuma das respostas anteriores.

36 - Apenas uma, das seguintes teorias, não se situa dentre as principais teorias psicossociais (segundo A. Rodrigues). Assinale-a:

a) teoria da cooperação e competição, de M. Deutsch;
b) princípio do equilíbrio, de F. Heider;
c) teoria sociométrica, de Moreno;
d) teoria do esforço em direção à simetria, de T. M. Newcomb;
e) o princípio da congruência, de Osgood e Tannembaum.

37 - Na psicossociologia contemporânea, o poder tem sido estudado com ênfase:

a) na análise das características individuais dos detentores do poder, buscando detectar os processos inconscientes que permitiram a esses indivíduos alcançarem tal posição;
b) no aprimoramento teórico-disciplinar que produza um modelo unificador dos diferentes postulados da psicologia sobre o poder;
c) na utilização de recursos teórico-técnicos multidisciplinares visando à substituição do poder autocrático pelo poder democrático nas relações interpessoais;
d) na concepção de objeto complexo no qual determinantes sociais de diferentes ordens se articulam a determinantes individuais (processos psicológicos e mecanismos psíquicos);
e) nenhuma das respostas anteriores.

38 - As concepções clínicas dos psicoterapeutas principalmente no Brasil, incluem alguns preconceitos que vão refletir-se no atendimento no serviço públcio. Jurandir F. Costa esquematiza-os em três ordens: a) crença na existência de uma essência da doença; b) crença na existência de um modelo único de comunicação humana e:

a) crença na existência de uma subjetividade modelar;
b) crença na necessidade do pagamento como elemento fundamental do processo terapêutico;
c) crença no relativismo cultural distanciando terapeuta e paciente;
d) crença na abstração formal do par terapeuta-paciente, neutros quanto às marcas de origem social;
e) crença na dificuldade de abstração de pensamento do paciente prejudicando a dinamica terapêutica.

39 - As experiências do psicólogo social em comunidade tem apontado, segundo Silvia Lane, para uma sistematização teórico-prática, na qual se destaca como fundamental:

a) a dificuldade do trabalho auto-gestivo em grupo, para a ação conjunta e organizada e para a auto-reflexão' por parte das comunidades;
b) a falta de consistência teorico-metodológica do psicólogo para atuar nesse campo, devido à sua formação 'individualista';
c) as divergências de concepção sobre o homem em contexto social, dos diferentes profissionais que atuam em equipes multidisciplinares;
d) a ação do poder dos líderes instituídos e legitimados que coordenam o discurso grupal e mantém representatividade dos membros da comunidade;
e) a ação do psicólogo no nível da consciência, da atavidade e da identidade dos indivíduos, através da língua e das representações nas relações grupais.

40 - O trabalho de ação e/ou pesquisa do psicólogo no campo social tem enfatizado a adoção de técnicas de metodologia qualitativa, dentre as quais estão:

a) história de vida e observação participante;
b) análise estratégica organizacional e análise documental;
c) planejamento estratégico participativo e pesquisa-ação;
d) as alternativas a e c estão corretas;
e) as alternativas a e b estão corretas.