Links Patrocinados

Concursos

Vestibulares

Vestibulinhos

Carreira Militar

Material de Estudo

Links Patrocinados

Publicidade

Links Patrocinados

   Condução da Seiva Elaborada: Teoria de Münch (Fluxo Sob Pressão)   

Como é a teoria mais aceita atualmente, nos concentraremos em esquematizá-la. Münch propõe que o acúmulo de açúcares solúveis nas células das folhas, causado pela fotossíntese, faria com que as folhas retirassem, por osmose, um grande quantidade de água das células do xilema. Essa água em parte seria perdida pela transpiração e o restante arrastaria e forçaria os açúcares a passarem de célula para célula, através do floema.

- Transpiração: Perda de vapor d´água especialmente nas folhas, através dos estômatos.

-          Estômatos: Estruturas epidermais das folhas, responsáveis pelas trocas gasosas e pela transpiração. Formados por 2 células-guarda e um ostíolo (fenda) entre elas.

 

http://www.puc.edu/Faculty/Gilbert_Muth/art0015a.jpg

 

- Abertura e Fechamento dos Estômatos: Dependem de vários fatores, como quantidade de água absorvida, presença ou ausência de luz, concentração de CO2 no mesófilo, etc.

è    Abertura do Ostíolo: Célula-guarda túrgida, entrada de água.

è    Fechamento do Ostíolo: Célula-guarda flácida, sem água.

http:// www.ldeo.columbia.edu/dees/ees/ life/slides/pp/Stomata.jpg

 

- Gutação ou Sudação: Eliminação de gotículas de uma solução contendo água, sais minerais e substâncias como aminoácidos e açúcares pelos hidatódios nos bordos das folhas.

Os hidatódios são estruturas foliares muito semelhantes aos estômatos, mas em lugar da câmara subestomática apresentam parênquima aqüífero (epitema), que termina nos vasos lenhosos.

A gutação pode ocorrer em dias frios e úmidos, em solos encharcado de água, fazendo assim com que as raízes excepcionalmente, empurrem seiva bruta até copa onde esta, não podendo ser evaporada par causa da baixa temperatura e da saturação de umidade do ambiente.