Links Patrocinados

Concursos

Vestibulares

Vestibulinhos

Carreira Militar

Material de Estudo

Links Patrocinados

Publicidade

Links Patrocinados

-         Principais Doenças Causadas por Vírus na Espécie Humana:

-          AIDS, Sarampo, Rubéola, Varíola, Catapora (Varicela), Raiva, Poliomielite, Gripe, Caxumba e Mononucleose.

-          AIDS – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA)!!!!

http://www.gsf.de/

Doença contagiosa, sexualmente transmissível (existem outros meios de transmissão), descoberta nos EUA em 1981. Pode ter sido originada na África central, talvez originária de animais, e posteriormente se tornou uma doença humana. Apresenta hoje ampla distribuição pelo mundo, tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento.

O agente etiológico da doença é o vírus HIV (Human Immunodeficiency Vírus). Vírus este, caracterizado como retrovirus, ou seja, possui material genético constituído de RNA. O HIV atua destruindo uma célula sanguínea específica, o linfócito T helper (ajudante), produzido no timo, e responsável pelo controle da maior parte das respostas do sistema imune , agindo na resposta imune contra vírus e desencadeando reposta imune mediada por linfócitos B, produtores de anticorpos.

Com este sistema imune em falência, o indivíduo se torna muito frágil a qualquer infecção, como diarréias, pneumonia, ou infecções comuns, como gripes, etc. Estas infecções são chamadas de “infecções oportunistas”, e quase sempre são as responsáveis por uma piora no estado clínico do paciente. O sarcoma de Kaposi, é comumente encontrado nestes indivíduos imunosuprimidos, uma espécie de câncer de pele comum em idosos.

A invasão do vírus no organismo, pode ocorrer através de relação sexual (tanto vaginal quanto anal, pois o vírus está presente em grandes quantidades no sêmen, e geralmente durante o ato sexual, ocorrem pequenas lesões nas mucosas, colocando o vírus em contato com o sangue do indivíuo), compartilhamento de seringas contaminadas, no uso de drogas ou durante uma transfusão sanguínea, na inseminação artificial, ou no transplante de órgão, e pode ser transmitido da mãe para o filho durante a gestação, no parto ou na amamentação. A transmissão através de outros líquidos corpóreos, tais como a lágrima ou a saliva, é controversa, mas não há contaminação através de um aperto de mão, abraços, beijos sociais, tosse, espirro ou uso comum de roupas e utensílios.

O teste mais utilizado para a detecção do vírus HIV é chamado de ELISA (ensaio de imuno adsorção ligado a enzimas). O teste apresenta 30% de erro, e pode gerar os “falso-positivos”, sendo que o teste deve ser complementado, de acordo com a OMS por uma técnica de imunofluorescência, ou o Western-Blot.

Os números de portadores do vírus assustam, e apesar das grandes realizações e descobertas em relação ao tratamento (coquetel de drogas, com o AZT como principal droga), ainda não existe cura ou vacina para esta doença, além do custo dos medicamentos ser bem elevado. Portanto, deve haver uma conscientização coletiva, dentro de todas as nações mundiais, para que haja uma prevenção da doença, ou com uso de preservativo (camisinha) nas relações sexuais, ou no controle de sangue nos bancos de sangue e principalmente educação e informação para todos!