Links Patrocinados

Concursos

Vestibulares

Vestibulinhos

Carreira Militar

Material de Estudo

Links Patrocinados

Publicidade

Links Patrocinados

AS ANEUPLOIDIAS AUTOSSÔMICAS

 

            Nas aneuploidias autossômicas humanas, os cromossomos sexuais são normais (XX ou XY), mas há um dos autossomos em dose tripla. Fala-se, portanto, em trissomias e as mais comuns são:

 

a) Síndrome de Down (mongolismo)

            Os indivíduos são 45A + (XX ou XY) e o cromossomo de número 21 está presente em dose tripla. Fala-se em trissomia do 21.

            É uma síndrome muito freqüente, que se origina por não-disjunção do cromossomo 21 durante a meiose, na ovogênese, ou ainda em uma das primeiras mitoses do zigoto (fase de segmentação)

            Há ainda casos de mongolismo originados por translações cromossômicas.

            A Síndrome de Down manifesta-se por um grande número de sintonas, que variam de indivíduo para indivíduo. Na prática basta a presença de quatro dos sintomas abaixo para firmar o diagnóstico:

 

a)   quociente intelectual (QI) muito baixo.

b)   prega palpebral.

c)   língua fissurada.

d)   inflamação das pálpebras.

e)   uma única prega no dedo mínimo.

f)     uma prega transversal contínua na palma da mão (prega plantar ou simiesca).

 

            Estatisticamente está demonstrado que a incidência dessa anomalia é maior em filhos de mulheres de mais idade. Parece que a idade do pai não influi na freqüência da anomalia.

 

b) Síndrome de Patau

            Os indivíduos são também 45A + (XX ou XY) e o autossomo a mais é o do número 13. É a trissomia do 13. As crianças morrem em alguns meses e apresentam microcefalia, micrognatia, lábio leporino, palato fendido, defeitos cardíacos, renais e do tubo digestivo.

 

c) Síndrome de Edwards

            É a trissomia do cromossomo 18 e as crianças também morrem em alguns meses. Apresentam microftalmia, defeitos de flexão dos dedos, defeitos cardíacos, renais e hérnia umbilical.

 

            Existem várias aberrações cromossômicas já  constatadas em natimortos e seguramente uma grande percentagem dos casos de abortos deve-se a aneuploidias diversas. Há mesmo citações de embriões triplóides, inviáveis, isto é, com 3n = 69.

 

Observação: Um outro tipo de anomalia cromossômica que pode ocorrer na espécie humana é o chamado mosaicismo. Os casos de mosaico são causados por mitoses anômalas durante o desenvolvimento, nas quais algumas células, devido a uma não-disjunção, ficam com seu número cromossômico alterado em relação às células normais. Dessa forma, apenas algumas regiões do organismo, originadas por estas células, apresentarão a anomalia cromossômica.