Links Patrocinados

Concursos

Vestibulares

Vestibulinhos

Carreira Militar

Material de Estudo

Links Patrocinados

Publicidade

Links Patrocinados

Conceitos importantes

- Espécie é um conjunto de indivíduos que possuem semelhanças morfo-fisiológicas extrapolando-se estas para o nível molecular e que podem gerar indivíduos férteis.

- População é um conjunto de indivíduos pertencentes a uma mesma espécie e que habitam uma mesma localidade geográfica.

- Comunidade - refere-se ao conjunto de todas populações que vivem em um mesmo ambiente ou área a este ter um pode se dar o nome de biocenose. Sobre uma comunidade haverá incidência dos diversos fatores físicos e existentes naquela área.

- Ecossistema – define-se como ecossistema a relação existente entre uma comunidade todos os fatores físicos que sobre ele incidirem. Existem vários ecossistemas no mundo. Pode-se considerar a palavra que ecossistema equivalente à palavra BIOMA. Existem na natureza vários biomas, como, por exemplo, as florestas tropicais, oceanos, mata atlântica, caatinga, cerrados, deserto e  etc.

- Biosfera - é o conjunto de todos ecossistemas existentes no mundo.

O ecossistema

Os ecossistemas são formados pela união de dois fatores:

 Fatores abióticos - o conjunto de todos os fatores ambientais que atuam diretamente no mundo vivo. Os indivíduos euribiontes são capazes de tolerar amplos limites de variações das condições do meio onde vivem. Já os estenobiontes, apresentam limites de tolerância baixos. Alguns destes fatores são: temperatura, luz e água.

 Fatores bióticos - conjunto de todos seres vivos e que interagem uma certa região e que poderão ser chamados de biocenose, comunidade ou de biota.

Exemplo: chamava-se de micro flora, flora autóctone ou ainda fora normal todo o conjunto de bactérias e seres, os corpos que viviam no interior do corpo humano ou sobre a pele. Hoje o termo melhor usado em consonância com os termos ecológicos seria microbiota normal.

Cadeias e teias alimentares:
 
O componente biótico de um ecossistema relaciona-se entre si e estipula níveis para essas relações. Podemos então classificar os seres vivos de acordo com as funções específicas que esses desempenharão dentro de um ecossistema.

Organismos autótrofos - são assim chamados todos organismos que têm a capacidade de transformar a matéria inorgânica em matéria orgânica, normalmente, utilizando a luz solar e produzindo o oxigênio. Têm essa capacidade todos fotossintetizantes e quimiossintetizantes (que ao invés da luz solar, utilizam substâncias químicas oxidadas).

Organismos heterótrofos - São assim considerados, todos os organismos que não são capazes de produzir o seu próprio alimento, tendo assim, que utilizar a energia produzida pelos autótrofos ou mesmo por outros heterótrofos (dependendo de sua dieta).

- Cadeia alimentar - uma cadeia alimentar define a seqüência de seres vivos que se alimentam uns dos outros buscando a energia, direcionando, assim, o fluxo de matéria e o próprio fluxo da energia dentro do ecossistema. Uma cadeia alimentar tem elementos básicos como:

- Produtores - São sempre autótrofos, produzem alimento que será usado na cadeia, e por isso estão obrigatoriamente no início de qualquer cadeia alimentar. A energia transformada a partir da luz solar e do gás carbônico será repassada a todos os outros componentes restantes da cadeia ecológica. Os principais produtores conhecidos são as plantas e algas microscópicas (fitoplâncton).

- Consumidores - São os organismos que necessitam de se alimentar de outros organismos para obter a energia que eles não podem produzir para si próprios. Vão se alimentar dos autótrofos e de outros heterótrofos podendo ser consumidores primários, consumidores secundários, consumidores terciários e assim por diante. É bom lembrar que sempre que há a alimentação, nem toda a energia obtida será integralmente usada, isto é, parte dessa energia não será absorvida e será eliminada com as fezes outra parte será perdida em forma de calor. Assim, grande parte da energia será perdida no decorrer de uma cadeia alimentar diminuindo sempre a cada nível. Podemos então dizer que o fluxo de energia num ecossistema é unidirecional começando e sempre com a luz solar incidindo sobre os produtores e diminuindo a cada nível alimentar dos consumidores.

- Decompositores - São organismos que atuam exatamente em papel contrário ao dos produtores. Eles transformam matéria orgânica em matéria e inorgânica reduzindo compostos complexos em moléculas simples, fazendo com  que estes compostos retornem ao solo para serem utilizados novamente por outro produtor, gerando uma nova cadeia alimentar. Os decompositores mais importantes são bactérias e fungos. Por se alimentarem de matéria em decomposição são considerados saprófitos.

O conjunto de uma série ecossistemas é chamado de teia alimentar, neste caso várias teias se entrelaçam fazendo com que as relações ecológicas sejam múltiplas e o alimento disponível possa ser utilizado por vários indivíduos e realmente compondo um ecossistema.

Importante:

§         A energia é unidirecional.

§         A matéria é cíclica.