Links Patrocinados

Concursos

Vestibulares

Vestibulinhos

Carreira Militar

Material de Estudo

Links Patrocinados

Publicidade

Links Patrocinados

GENÉTICA = parte da biologia que estuda a hereditariedade.

 

Interdisciplinariedade com:

 - Agricultura

 - Pecuária

 - Diagnóstico de anomalias e  doenças genéticas

 - Engenharia genética etc.

 - Medicina

 - Na ecologia

 

            Histórico

Aristóteles – Filósofo grego, criou a  teoria da gemulação, na qual segundo ele, o corpo geraria pequenas réplicas dos órgãos e estas iriam para o sangue e se juntariam com as da mãe, na fecundação. Assim ele tentava explicar a aparência do concepto com as famílias paternas e maternas.

 Gregor J. Mendel (1822-1884) Vivendo em um mosteiro em Brno após deixar a  universidade faz pesquisas com ervilhas e usando a Biologia aliada a Matemática, propõe, através de raciocínio com probabilidade uma teoria , na qual ele acredita que “fatores” que mais tarde seriam descobertos como genes, seriam responsáveis pelos mecanismos, básicos da hereditariedade. Por esta razão, é considerado o Pai da Genética.

 

O material usado por Mendel foi a ervilha de cheiro (Pisum sativum).

Estas plantas de flores gâmicas, hermafroditas, caracteres bem distintos, ciclo de vida curto e fácil cultivo, facilitou o raciocínio de Mendel, pois conseguia isolar muitas variáveis que poderiam dificultar o raciocínio matemático.

 

            O trabalho de Mendel foi duramente criticado e  ele morreu sem ver sua descoberta reconhecida pela comunidade científica. O reconhecimento do trabalho de Mendel, só foi aparecer em 1.900 com as pesquisas de  Hugo de Vries (holandês), Carl Correns (alemão) e Erich Von Ischemack (austríaco)