Links Patrocinados

Concursos

Vestibulares

Vestibulinhos

Carreira Militar

Material de Estudo

Links Patrocinados

Publicidade

Links Patrocinados

Neurulação

Num estágio mais avançado do desenvolvimento da gástrula, inicia-se o processo chamado  de neurulação. Este processo vai dar origem ao sistema nervoso central e periférico e ocorre simultaneamente com a formação de folhetos e a diferenciação da mesoderme embrionária para a formação dos órgãos ou organogênese.

Importância:

  • Formação do sistema nervo central

Fases  da neurulação

  1. Placa Neural - A ectoderme dorsal do embrião sofre um espessamento e forma uma placa que é denominada placa neural.
  2. Goteira Neural - a placa neural se aprofunda e passa a ser chamada de goteira neural
  3. Sulco Neural ­- Ao longo do dorso da gástrula, o ectoderma sofre uma depressão, originando uma espécie de canaleta — o sulco neural.
  4. Tubo Neural - posteriormente, fecham –se os bordos, formando um canal — o tubo neural. O tubo neural deverá originar todo o sistema nervoso central do organismo que se formará. Na parte anterior o encéfalo e na parte posterior a medula.
  5. Notocorda Ao mesmo tempo, na parte mais alta do endoderma, ocorre uma evaginação longitudinal, agregará células de tecido conjuntivo fibroso formará um bastão que percorrerá toda a extensão dorsal do embrião no plano crânio-caudal. Este bastão sustentará o embrião e orientará a formação da coluna vertebral futura.

Obs. Em peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, a notocorda vai sendo gradativamente substituída (célula a célula) por tecido ósseo, ser constituída, por substituição, a coluna vertebral. Com a formação da coluna vertebral haverá o englobamento do tubo neural, a futura medula raquiana ou espinhal.