Links Patrocinados

Concursos

Vestibulares

Vestibulinhos

Carreira Militar

Material de Estudo

Links Patrocinados

Publicidade

Links Patrocinados

  - Principais Doenças do Cérebro:

- Derrame ou Isquemia – Acidente vascular cerebral, ou derrame é a ruptura de um vaso com pequena hemorragia no local. A isquemia é a diminuição do fluxo sanguíneo em determinada área do cérebro, proporcionando uma falta de oxigenação para os neurônios desta área e sua respectiva morte.

            - Epilepsia – Crises convulsivas, e pode ser causada por vários fatores, como: pancadas na cabeça, tumores cerebrais e doenças infecciosas.

            - Aneurisma – O aneurisma é a dilatação de um vaso, que pode aparecer principalmente nas ramificações da artérias, e quando se rompe, provoca sangramento. Pode evoluir de convulsões e desmaios para a morte.

            - Mal de Parkinson e Alzheimer – Doenças degenerativas ainda não elucidadas completamente, muito comum na população mundial, geralmente em indivíduos de idade avançada.

            - Esclerose Múltipla – Mielina danificada, impedindo a condução de mensagens que controlam tanto os movimentos conscientes quanto os inconscientes.

PRIONS!!!! Mal da Vaca Louca!

- Adaptado de Sítio Vegetariano


           Conhecida tecnicamente como Encefalopatia Bovina Espongiforme (a sigla original em inglês é BSE), a "doença da vaca louca" é uma doença de progressão lenta e que leva a um desequilíbrio neurológico no boi adulto. A versão humana da BSE é a doença de Creutzfeldt-Jakob (sigla original CJD) descoberta em 1920.

           Em 1996 o governo britânico anunciou a provável relação entre a nova variante da CJD foi e a BSE do gado.

           Ambas doenças se caracterizam por fazer com que o cérebro de seu portador (humano ou não), examinado ao microscópio, se pareça com uma esponja. Isto é causado pelo processo chamado de vacualização  (formação de vacúolos) do citoplasma neuronal.

           A BSE recebeu a atenção geral da comunidade científica pela primeira vez em 1986 com o surgimento de uma nova forma de doença neurológica na Inglaterra. Depois disso, até 31 de maio de 1996, foram confirmados 160 mil casos no país.

           Os estudos epidemiológicos sugeriam que a origem da doença era a ração para gado preparada a partir das carcaças de outros animais ruminantes, principalmente de ovelhas, usadas nos processos de fabricação da ração introduzidos em 1981-1982 podem ter sido uma causa adicional.

           A BSE é associada com um agente transmissor, o qual não é bem conhecido. Esse agente afeta o cérebro e a medula espinhal do gado causando as lesões semelhantes aos buracos de uma esponja. Esse agente é muito estável, resistindo à temperaturas de cozimento, temperaturas ainda mais altas como a de pasteurização, esterilização, como também ao congelamento e desidratação. A doença é fatal algumas semanas depois do contágio.

           Até outubro de 1996, a BSE foi encontrada em 10 países. Em Portugal, França, Irlanda e Suiça, a doença ocorreu em gado nativo. No Canadá, Dinamarca, Ilhas Malvinas, Alemanha, Itália e Oman, houveram casos que foram atribuídos à importação de gado da Inglaterra.

           Há várias formas de doenças cerebrais transmissíveis e a BSE é apenas mais uma delas. Outras doenças similares ocorrem em ovelhas, mink, cervos, alces, gatos domésticos e ruminantes.

           As doenças em humanos incluem o Kuru - uma doença transmitida pelos rituais de manipulação e canibalismo de corpos e cérebros humanos na Papua Nova Guiné - e a CJD. Essas doenças se caracterizam por perda da coordenação e posterior demência.

           Em 10% dos casos, a CJD é uma predisposição hereditária, e no restante dos casos ela pode ser transmitida pelo consumo de hormônio de crescimento humano, equipamento cirúrgico contaminado e transplantes de tecidos em redor do cérebro.

           A teoria estudada atualmente é a de que a contaminação se dá por uma proteína anormal, chamada prion, que interage com o material genético (DNA) para reproduzir a si própria e sua acumulação causaria os efeitos da doença.

           Possivelmente, a BSE presente no gado teria causado alguns casos de CJD em humanos através do consumo da carne. Alguns cientistas como o Dr John Collinge, especialista em CJD e professor de neuro-genética no St Mary's Hospital, acreditam que a doença pode ser transmitida de uma espécie à outra (de gado para humanos).

           Desde 1993, três fazendeiros leiteiros que possuíam rebanho contaminado com BSE morreram de CJD. Uma menina adolescente sem histórico familiar e sem possibilidade de origem médica da doença desenvolveu CJD, que foi confirmada por biópsia.

Para saber mais: http://www.vegsoc.org/info/bse.html
http://www.nmia.com/~mdibble/prion.html