Links Patrocinados

Concursos

Vestibulares

Vestibulinhos

Carreira Militar

Material de Estudo

Links Patrocinados

Publicidade

Links Patrocinados

A Segmentação

            Uma vez realizada a fecundação, a célula-ovo ou zigoto formada inicia um processo de clivagem, isto é, em segmentação ou divisão para formar os dois primeiros segmentos que serão chamados blastômeros. O termo blastômero quer dizer segmento jovem ou os primeiros segmentos surgidos das divisões mitóticas do ovo.

            É bom ressaltar que o processo embrionário é feito por meio de MITOSE, sendo um processo onde todas as células que surgirão terão obrigatoriamente o mesmo material genéticas, descontadas as especializações das células.

Tipos de segmentação:

Segmentação

Total ou Holoblástica

Igual

Desigual

 

Parcial ou Meroblástica

Discoidal

Superficial

Segmentação Total Igual

            Ocorre em zigotos de óvulos oligolécitos, alécitos ou isolécitos. Toda a superfície do zigoto sofrerá segmentação e de esta ocorre de cima a baixo. Divide-se ao meio em dois blastômeros. A seguir, novas divisões vão surgindo cada uma formando mais duas células. As divisões se sucedem daí por diante. O número de blastômeros sobe, e começa a formar-se um aglomerado celular com doze a dezesseis blastômeros que recebeu o nome latino de mórula (amora). Todos os blastômeros integrantes dessa mórula são iguais.

 


Segmentação Total Desigual

            É observada em zigotos decorrentes de óvulos heterolécitos. Como, nestes, o vitelo se encontra misturado com o plasma germinativo (citoplasma) apenas no pólo vegetativo, ocorre que, nas duas primeiras clivagens, todos os blastômeros possuem um pouco de vitelo. Mas, da clivagem meridiana (transversal), resultam blastômeros com vitelo (num hemisfério). Sucede que a presença do vitelo prolonga o tempo de mitose. Assim, os blastômeros sem vitelo reproduzem-se mais depressa do que os que o possuem. O resultado é uma mórula desigual, contendo um grande número de micrômeros (blastômeros pequenos) num pólo, e um pequeno número de macrômeros (blastômeros grandes) no restante dela.

 


 

Segmentação Parcial Discoidal


             Ocorre em óvulos telolécitos ou seja, de aves e répteis. Neste caso, o único local a se dividir é o disco de citoplasma que ocorre no chamado pólo animal. O restante do ovo, o pólo vegetativo não sofre clivagem. A segmentação é parcial, pois só ocorre no disco superficial chamado cicatrícula. a mórula não é um maciço celular  globoso ,mas achatado, discoidal. O vitelo aqui representa a gema do ovo.

 
 


Segmentação (Meroblástica)Parcial Superficial

            Ocorre nos óvulos centrolécitos, como o dos insetos, por exemplo. O citoplasma localiza-se na periferia e o vitelo no centro. O núcleo, no centro, é rodeado por uma camada de citoplasma bem fina só para garantir as primeiras divisões. Durante a clivagem, o núcleo divide-se várias vezes (com o citoplasma que o rodeia), e esses pequenos grupos migram para a periferia. Haverá divisão das células periféricas e a formação de um cordão celular externo envolvendo o vitelo. Na divisão meroblástica superficial não há mórula.