Links Patrocinados

Concursos

Vestibulares

Vestibulinhos

Carreira Militar

Material de Estudo

Links Patrocinados

Publicidade

Links Patrocinados

Vírus – Seres Sem Reino!

Definição: Os vírus são seres acelulares, não têm metabolismo (utilização mecanismos de obtenção de energia e síntese protéica), são acelulares (não possuem organização celular), e são parasitas celulares obrigatórios. Possuem apenas um tipo de material genético, DNA ou RNA. Os vírus são extremamente importantes por causarem doenças tanto na espécie humana quanto em animais.

Estrutura: Os vírus são extremamente simples.

-          Formados basicamente por um capsídeo (uma cápsula lipo-proteica) que envolve o capsômero e o seu ácido nucléico (DNA ou RNA). O conjunto de capsídeo + ácido nucléico recebe o nome de nucleocapsídeo ou virion.

-          Existem vírus, como o vírus da gripe, ou o HIV que possuem envelope viral ou envoltório, constituído de lipídios, mucopolissacarídeos e proteínas estruturias.

-          São também extremamente pequenos - de 10 a 30 nanômetros, o que os tornam imperceptíveis a microscópios comuns.

Classificação:

a) Formato:

  • bacteriófago (complexo)

b) Tipo de Material genético:

O material genético dos vírus pode ser formado por DNA ou RNA. Os vírus de DNA (desoxivírus) são considerados estáveis. Possuem duas configurações nucléicas: fita simples e fita dupla.

  • DNA: Fita Simples:
  • DNA: Fita Dupla:

Os vírus que têm o material genético composto por RNA (ribovírus) são instáveis. Também possuem duas configurações nucléicas:

  • RNA: Fita Simples:
  • RNA: Fita Dupla:

c) Envoltório:

Os vírus envoltório lipo-proteico. Porém, existem vírus, como o vírus da gripe e o HIV (vírus da AIDS), que podem possuir um outro envoltório lipo-protéico, chamado de envelope viral, ou envoltório. São as moléculas de proteínas virais que determinam qual o tipo de célula que o vírus ira infectar.

   

 

 

 

 

Reprodução Viral

- Reprodução de um vírus de DNA:

Os vírus acoplam-se às células hospedeiras e inoculam seu material genético no meio celular. Podem ocorrer então dois processos: o ciclo lisogênico e o ciclo lítico.