Links Patrocinados

Concursos

Vestibulares

Vestibulinhos

Carreira Militar

Material de Estudo

Links Patrocinados

Publicidade

Links Patrocinados

DESEQUILÍBRIOS AMBIENTAIS

     Atualmente, a principal preocupação dos ecologistas, tem sido o meio ambiente, que com o passar dos anos, e o advento da tecnologia (várias invenções que provocam desequilíbrio ecológico) tem sido destruído, prejudicando fauna, flora e a própria vida do homem na Terra. Vamos discutir agora as principais causas deste desequilíbrio do meio ambiente.

- Monóxido de Carbono – Gás inodoro e incolor que é o principal poluente da atmosfera. É produzido na queima de algum combustível que possui carbono. Ele impede através de sua ligação muito estável com a hemoglobina, o transporte de gás carbônico e oxigênio, podendo provocar náuseas, diarréias, perda de memória, pneumonia, etc.

- Dióxido de Enxofre – um dos geradores da chamada chuva ácida, ao ser transformado em ácido nítrico, que conferem à chuva um caráter ácido, podendo causar danos materiais, envenenamento dos rios e danos às folhas dos vegetais. Derivado da combustão de carvão e petróleo, no homem ele provoca irritação nos olhos, na pele, garganta, bronquite e ate mesmo a morte.

- Pesticidas – Produtos químicos usados no combate de pragas animais ou vegetais, que acabam prejudicando o homem e suas plantações. O maior problema no uso de pesticidas, está na falta de informação dos fazendeiros, que quase sempre fazem uso excessivo destas substâncias, provocando o envenenamento dos vegetais e conseqüentes problemas ao homem, que irá consumi-los. Alguns destes pesticidas, os inseticidas, não são seletivos, matando assim varias espécies de insetos, que estejam convivendo no ambiente pulverizado, provocando assim um grande desequilíbrio ambiental.

- Radioatividade – Os elementos radioativos são muito perigosos, por causarem danos a várias populações vegetais e animais, e por seu efeito persistir por anos e anos, podendo ser passado de geração para geração, devido à meia vida destes elementos radioativos serem muito longas. Os principais acidentes radioativos do mundo foram a explosão do reator nuclear em Chernobyl, a explosão da bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki e também no Brasil, o incidente do Césio 137 em 1987, que deixou e ainda causa vários danos à saúde dos habitantes de Goiânia, no estado de Goiás. A radioatividade pode causar várias doenças, como câncer e anormalidades fisiológicas nos fetos quando suas mães têm contato com estes elementos durante a gestação.

- Metais Pesados – Principalmente o mercúrio, usados na separação de ouro no garimpo, causam efeitos acumulativos na cadeia alimentar, ou seja, o mercúrio jogado no rio, vai afetar de forma x as algas, os peixes que se alimentam destas algas serão afetados 2x e o homem que se alimenta destes peixes será afetado de 3x. Pode causar no homem cegueira, sistema nervoso deteriorado e até alterações nos fetos quando ingerido pelas mulheres grávidas.

- Detergentes – Aparecem nas águas através do uso doméstico ou industrial. Provocam a produção das espumas brancas, que diminuem a quantidade de oxigênio na água, matando assim os organismos aeróbios que ali habitam. Além disso, ao entrar em contato com a pena de aves, impede a produção da secreção que impede que elas se molhem, causando assim a sua morte por afundamento. Até os detergentes biodegradáveis podem aumentar a população microbiana, reduzindo também as formas aeróbias.

- Desmatamentos – Os desmatamentos por queimadas, ou mesmo o corte ilegal de árvores, deixa o solo sem a cobertura vegetal necessária para que aja uma retenção adequada da água da chuva, fazendo com que esta água escoe livremente pelo solo, provocando as enxurradas, favorecendo a erosão do solo. Além disso, acontece também o assoreamento, o arraste e acumulo de sedimentos de areia, cascalho para os leitos dos rios, diminuindo a capacidade de escoamento de água e provocando as inundações. As queimadas prejudicam também a fertilidade do solo.