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5.2- Atenas

 

·       Localização: Região da Ática, cidade litorânea;



·       Aspectos Gerais:

-         Atenas era mais voltada para o aspecto cultural e comercial, mas mesmo assim também desenvolveu o exército.

 

·       Classes Sociais:

a)      Eupátridas: Eram descendentes de Jônios, eram os bem nascidos. Eram as famílias tradicionais. Eram os únicos que detinham os direitos políticos e tinham melhores terras.

b)      Metecos: eram os estrangeiros, geralmente eram comerciantes. Não possuíam direitos políticos. Pagavam tributos ao Estado.

c)      Escravos: eram bem tratados pelos donos.

 

-         Grupos marginalizados ® Demiurgos: - tinham inicialmente uma atividade no campo, e mais tarde uma atividade comercial;

-         Os demiurgos como classe marginalizada, dedicavam-se a atividade comercial, não possuíam direitos políticos e lutavam por isso, gerando uma transformação ao longo do tempo que foi a democracia em Athenas, tendo assim uma semelhança com a burguesia européia.

 

·       Economia: Comércio.

-         Atenas não foi expansionista, a escravidão cresceu com o comércio marítimo e existia ainda a escravidão por dívida (tráfico de escravos);

-         As classes ligadas ao comércio marítimo ao mesmo tempo que ampliavam seu poder econômico, aumentavam seu poder político e social, fato que impulsionou a expansão cultural grega;

-         No caso de Roma a escravidão cresceu com o expansionismo romano, eram escravos de guerra.

 

·       Órgãos Políticos:

b)      Bulé – olhava Atenas internamente; 

c)      Arcontado –olhava Atenas externamente.

 

·       Evolução Política:

-          A posição dos diversos grupos existentes em Atenas, ativou o confronto de interesses entre as classes e as rivalidades políticas. A luta entre as classes, a instabilidade, o desenvolvimento do comércio foram fatores que impulsionaram o surgimento de reformas, feitas pelos legisladores;

® VIII a. C. - Monarquia (Basileu);

® VII a. C. - Oligarquia (Governo de Poucos):

·       Drácon (Reformas sociais ):

-          Criação de um rigoroso código de leis, para obter um controle maior do Estado (Repressão), como por exemplo o crime passa a ser julgado pelo Estado e as manifestações sociais são reprimidas. Além,  de severo o Código de Drácon manteve os privilégios sociais e políticos já existentes.

·       Sólon (Reformas mais ambiciosas):

-          Acabou com a escravidão por dívida;

-          As mudanças de Sólon favoreceram os demiurgos que passaram a exigir alterações políticas e sociais pois os critérios de riqueza passaram a determinar riqueza favorecendo os demiurgos;

-          As reformas de Sólon prejudicaram a aristocracia, que perderam parte de seus privilégios, e o povo que esperava reformas mais profundas;

® VI a. C – Tirania:

-          Apoio popular do tirano, o poder não era hereditário;

-          Psistrato (alta popularidade) procurou amenizar as diferenças sociais;

-          Hiparcos;

-          Hípias (mantém-se no poder pela força);

® Democracia Ateniense:

-          A democracia ateniense era formada com a participação de cidadãos atenienses (adultos, filhos de pai e mãe ateniense) correspondia a uma minoria, eram excluídos os estrangeiros, escravos e mulheres;

-          509 a. C. - Clístenes  "Pai da democracia", suas reformas trouxeram maior estabilidade e expansão econômica;

-          Início da Democracia;

-          Ostracismo (isolamento de pessoas);

·       Séc V a. C – Péricles:

-          Apogeu da Democracia;

-          Atenas se torna uma potência mercantil, criação da Liga de Delos .

 

·       Educação de Atenas: Em Atenas, ao contrário de Esparta, a educação visava atingir todos os indivíduos e não apenas aos cidadãos. Era voltada para a formação cultural e intelectual de seus indivíduos. O legislador Clístenes , aproveitando-se dos ensinamentos de filósofos gregos, implantou a Democracia em Atenas, dando exemplo para a atualidade. Todavia, na Democracia de Atenas existiam algumas limitações como por exemplo o direito do voto apenas aos eupátridas do sexo masculino, não sendo estendido esse direito aos estrangeiros, mulheres e escravos.