5.2- Atenas
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Localização:
Região da Ática, cidade litorânea;
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Aspectos
Gerais:
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Atenas era mais voltada para o aspecto cultural e comercial,
mas mesmo assim também desenvolveu o exército.
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Classes Sociais:
a)
Eupátridas:
Eram descendentes de Jônios, eram os bem nascidos. Eram as famílias
tradicionais. Eram os únicos que detinham os direitos políticos e tinham
melhores terras.
b)
Metecos:
eram os estrangeiros, geralmente eram comerciantes. Não possuíam direitos
políticos. Pagavam tributos ao Estado.
c)
Escravos:
eram bem tratados pelos donos.
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Grupos marginalizados ® Demiurgos: - tinham inicialmente uma atividade no campo, e
mais tarde uma atividade comercial;
-
Os demiurgos como classe marginalizada, dedicavam-se a atividade
comercial, não possuíam direitos políticos e lutavam por isso, gerando
uma transformação ao longo do tempo que foi a democracia em Athenas,
tendo assim uma semelhança com a burguesia européia.
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Economia: Comércio.
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Atenas não foi expansionista, a escravidão cresceu com o comércio
marítimo e existia ainda a escravidão por dívida (tráfico de escravos);
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As classes ligadas ao comércio marítimo ao mesmo tempo que
ampliavam seu poder econômico, aumentavam seu poder político e social,
fato que impulsionou a expansão cultural grega;
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No caso de Roma a escravidão cresceu com o expansionismo romano,
eram escravos de guerra.
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Órgãos Políticos:
b)
Bulé – olhava
Atenas internamente;
c)
Arcontado
–olhava Atenas externamente.
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Evolução
Política:
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A posição dos diversos grupos existentes em Atenas, ativou
o confronto de interesses entre as classes e as rivalidades políticas.
A luta entre as classes, a instabilidade, o desenvolvimento do comércio
foram fatores que impulsionaram o surgimento de reformas, feitas pelos
legisladores;
® VIII a.
C. - Monarquia (Basileu);
® VII a. C.
- Oligarquia (Governo de Poucos):
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Drácon (Reformas
sociais ):
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Criação de um rigoroso código de leis, para obter um controle
maior do Estado (Repressão), como por exemplo o crime passa a ser julgado
pelo Estado e as manifestações sociais são reprimidas. Além, de severo o Código de Drácon manteve os privilégios
sociais e políticos já existentes.
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Sólon (Reformas
mais ambiciosas):
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Acabou com a escravidão por dívida;
-
As mudanças de Sólon favoreceram os demiurgos que passaram
a exigir alterações políticas e sociais pois os critérios de riqueza
passaram a determinar riqueza favorecendo os demiurgos;
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As reformas de Sólon prejudicaram a aristocracia, que perderam
parte de seus privilégios, e o povo que esperava reformas mais profundas;
® VI a. C
– Tirania:
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Apoio popular do tirano, o poder não era hereditário;
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Psistrato (alta popularidade) procurou amenizar as diferenças
sociais;
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Hiparcos;
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Hípias (mantém-se no poder pela força);
® Democracia
Ateniense:
-
A democracia ateniense era formada com a participação de cidadãos
atenienses (adultos, filhos de pai e mãe ateniense) correspondia a uma
minoria, eram excluídos os estrangeiros, escravos e mulheres;
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509 a. C. - Clístenes "Pai da democracia",
suas reformas trouxeram maior estabilidade e expansão econômica;
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Início da Democracia;
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Ostracismo (isolamento de pessoas);
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Séc V a.
C – Péricles:
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Apogeu da Democracia;
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Atenas se torna uma potência mercantil, criação da Liga de
Delos .
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Educação
de Atenas: Em Atenas, ao contrário de Esparta, a educação visava atingir
todos os indivíduos e não apenas aos cidadãos. Era voltada para a formação
cultural e intelectual de seus indivíduos. O legislador Clístenes ,
aproveitando-se dos ensinamentos de filósofos gregos, implantou a Democracia
em Atenas, dando exemplo para a atualidade. Todavia, na Democracia de
Atenas existiam algumas limitações como por exemplo o direito do voto
apenas aos eupátridas do sexo masculino, não sendo estendido esse direito
aos estrangeiros, mulheres e escravos.