Links Patrocinados

Concursos

Vestibulares

Vestibulinhos

Carreira Militar

Material de Estudo

Links Patrocinados

Publicidade

Links Patrocinados

  Governo Geral


A)      Aspectos Gerais 

-          Os jesuítas vem junto para cuidar da alma, educar, catequizar os índios, fazer a idéia de família, de monogamia na colônia. Os jesuítas eram liderados por Manuel da Nóbrega;

-          Em 1551 instalou-se o Bispado da Bahia e o 1º bispo foi D. Pero Fernandes Sardinha;

-          Não tinha onde instala-lo, Portugal não deixou terras, então o capitão da Capitania da Bahia morre e a família não queria a terra, o Governo compra a terra novamente e instala a Capitania Real ai;

-          Quase todas as capitanias aceitaram menos Pernambuco, que tinha autonomia econômica, o que precisasse para a Capitania o capitão iria até Portugal e buscava e não á Bahia; 

B)      Características  

-          Foi Criado em 1548 e instalado em 1549;

-          O 1º Governador Geral foi Tomé de Sousa enviado ao Brasil em 1549;

-          Os três governadores gerais foram: Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Men de Sá;

-          Foi instalada na Bahia, tornada Capitania Real;

-          Salvador é a primeira capital do Brasil em 1549;

-          Teve como função centralizar a administração lusa;

-          O Governo Geral mantém a unidade política no Brasil, por isso na independência fica com unidade, diferente da América Espanhola que era segregada quanto colônia e se segregou em vários países na independência;

-          Todos os capitães donatários deveriam ser subordinados ao Governo Geral;

-          Capitão Donatário de Pernambuco, Duarte Coelho, não aceitou a submissão ao Governo Geral;

-          O Brasil, a partir da criação do Governo Geral, vive a dualidade: Centralismo x Localismo.

+ Centralismo do Governo, poder real, o governador-geral fazia a unificação do Brasil

+ Localismo é o poder das vilas, poder municipal, poder das câmaras municipais, câmaras sob “homens bons” ( brancos ricos, descendentes de lusos, que tinham sesmarias[1], terras mais confiáveis), o localismo era mais importante porque os senhores de terras faziam justiça com as próprias mãos, tem mais poder local. 

C) Jesuítas e o Trabalho Compulsório[2] 

Os jesuítas vieram com o Governo Geral principalmente para catequizar os índios, educa-los, salvar as suas almas, vieram também para dar uma noção de família européia aos colonos que viviam na colônia, os jesuítas temiam ainda a vinda dos protestantes e dos judeus. 

           Na época da instalação do Governo Geral a mão-de-obra negra começou a ser mais utilizada na produção de cana-de-açúcar, o trabalho compulsório ( obrigatório) do africano era mais rentável ao reino luso, pois a compra, a venda, o transporte, implicava em pagamento de impostos para o Estado de Portugal, ele lucrava com o comércio e com o tráfico negreiro. O escravo negro era caro e individava os proprietários. Os vicentinos escravizavam os índios e prejudicavam o Estado. Os jesuítas defendiam os índios e não defendiam os africanos, o Estado Luso proibiu a escravidão indígena e não proibiu a escravidão africana, pois essa era rentável. 

           Os Jesuítas ( Companhia de Jesus) foram expulsos de São Vicente, pois eles atrapalhavam na prosperidade individual, na escravidão indígena, no trabalho dos vicentinos. Os jesuítas montam missões, essas são atacadas pelos vicentinos, pois há muitos índios para se escravizar. Os jesuítas fazem a Etnomedicina ( medicina típica dos índios, com ervas, chá, etc.) e codificavam essa prática. 

           Os jesuítas vem para o Brasil para ajudar o Governador-Geral, eles são uma forma de dominação moral, vem para fazer a sociedade brasileira ter moral, proibiram moralmemente a escravidão indígena, era pecado, era excomungado que praticasse essa escravidão. Desse modo, favoreciam o Estado Luso no comércio africano, papel político dos jesuítas, a Igreja era aliada da burguesia, era a favor do Estado, é função da Igreja legitimar a ação do Estado. 

-          colono: + negro africano

   + “negro da terra”  índio

-          a colônia era dependente da metrópole, a colônia fornecia gêneros tropicais-minerais ( pau-brasil, fumo, índio como suvenier, açúcar mascavo) à metrópole, e essa fornecia àquela produtos manufaturados ( sal, vinho, tecidos, bacalhau, azeite) e escravos .

 

[1] sesmarias são propriedades rurais,  fragmentos de terras dentro das Capitanias.

[2] Filme indicado:  A Missão