Independência dos EUA
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Em
1760 ocorreu uma Guerra no Atlântico, nas terras americanas, na colônia,
foi a Guerra de 7 anos entre a Inglaterra e a França, os dois brigavam
por terras na América. Foi uma guerra pelo domínio da área que hoje
é o Canadá;
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No
Canadá a região do Quebec foi de colonização francesa e o restante do
Canadá foi colonizado pelos ingleses. O Canadá tem duas línguas oficiais:
inglês e francês;
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O
Chefe de Estado do Canadá ainda hoje é Elisabeth II ( que também é chefe
de Estado da Inglaterra e da Austrália, é chefe de Estado do Reino Unido),
o Canadá faz parte do Reino Unido;
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As
treze colônias da América foram de colonização inglesa, representam
hoje os Estados Unidos da América;
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O
Norte dos EUA foi de colonização de povoamento, a economia era baseada
no comércio;
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Norte
dos EUA:
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Nova
Inglaterra;
·
Norte-
Pensilvânia;
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Colônia
de povoamento;
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São
pequenas propriedades;
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Trabalho
livre, mão-de-obra livre;
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Colonização:
modelo superior branco, protestante, anglo saxão.
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Já
o Sul dos EUA foi de colonização de exploração, tinha pacto colonial
e monopólio da metrópole;
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Sul
dos EUA:
·
Sul:
Virgínia, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Geórgia;
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Colônia
de exploração;
·
Latifúndio;
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Monopólios
e exportações;
·
Trabalho
escravo.
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Os
colonos do Norte durante a Guerra de 7 anos, faziam comércio e vendiam
armas e mantimentos para os dois lados, assim, deram prejuízos para
a Inglaterra e atrasaram o fim da Guerra;
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A
Inglaterra ganha a Guerra, na época o rei era George III (Jorge);
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A
França entrega o controle de terras coloniais para a Inglaterra, pois
perdeu a guerra;
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O
rei George III e o parlamento inglês fazem medidas restritivas para
as colônias do Norte, é um pacote fiscalista (aumenta os impostos):
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Lei do Selo: toda mercadoria que circular pela colônia deve pagar uma taxa extra.
Os produtos para circularem na colônia tem que ter selo. Esse imposto
era só para a colônia, visava impedir o livre comércio do Norte;
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Lei do Açúcar: todo açúcar consumido tinha que vir das antilhas inglesas, essas iriam
monopolizar e vender mais caro. Era uma medida para arrochar o pacto
colonial;
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Lei do Chá: todo chá deve ser comprado por uma Companhia Inglesa, isso deu o monopólio
comercial do chá para a Companhia Inglesa das Índias Orientais e conseqüentemente,
o preço do chá aumenta.
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Houve
a Revolta do Chá de Boston (historiografia inglesa) ou Festa do Chá
de Boston ( Tea Party, historiografia dos EUA). Isso dá início ao processo
de independência dos EUA e o nacionalismo norte americano começa ai.
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Resposta
da Coroa: A Guarda inglesa cercou a cidade de Boston, fez o aquartelamento
de Boston, e cobrou os prejuízos dos habitantes;
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Os
colonos ingleses resolveram revoltar-se e se organizar melhor, fizeram
o 1º Congresso Continental da Filadélfia;
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O
1º Congresso Continental da Filadélfia não tinha caráter separatista,
queria voltar as condições anteriores, os objetivos eram:
·
O
fim das medidas restritivas estabelecidas pela metrópole, pela Inglaterra;
·
Os
colonos do Norte queriam participação política.
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O
rei George III não aceitou as justificativas e nem os pedidos elaborados
no 1º Congresso Continental da Filadélfia. Adotou outras medidas mais
restritivas, que ficaram conhecidas como Leis Intoleráveis:
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Lei
do Aquartelamento: na qual os soldados ingleses que não tinham alojamento,
poderiam se alojar nas terras de colonos, nas casas desses e os colonos
deveriam ainda fornecer alimentos e montaria aos soldados ingleses;
·
Ato
de Quebec: no qual os colonos americanos não poderiam ocupar terras
no Quebec, só colonos ingleses as ocupariam;
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Estas
Leis Intoleráveis acabaram por influenciar a Independência dos EUA;
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Os
colonos se revoltaram e fizeram o 2º Congresso Continental da Filadélfia-
1776;
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No 2º Congresso Continental da Filadélfia- 1776 declarou-se a Independência
dos Estados Unidos da América;
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A
Inglaterra não aceita a declaração da Independência dos EUA feita no
2º Congresso Continental da Filadélfia e declara Guerra as treze colônias;
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Guerra da Independência- 1776-1783. Inglaterra X EUA;
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1ª
Etapa: Inglaterra X EUA (voluntários, colonos do Norte e do Sul);
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2ª
Etapa: A França e a Espanha apóiam os EUA na Guerra contra a Inglaterra;
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A
França e a Espanha apóiam os EUA, mesmo tendo colônias, pois queriam
prejudicar o processo industrial inglês. As treze colônias é que forneciam
o algodão, que era a matéria-prima para as indústrias têxteis inglesas,
assim, se a Inglaterra perdesse as treze colônias, ela retardaria conseqüentemente
seu crescimento industrial e os dois países poderiam se desenvolver
mais e ultrapassar a Inglaterra no desenvolvimento industrial;
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Na
Guerra a Inglaterra começou a perder, perdeu muito dinheiro e acabou
propondo um Acordo de Paz com as treze colônias.A Inglaterra reconheceria
a Independência dos EUA, e estes, manteriam as relações comerciais com
a Inglaterra, ou seja, continuaria vendendo algodão para os ingleses;
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A
França e a Espanha acabaram perdendo, pois desperdiçaram dinheiro e
as colônias desses dois países começam a se revoltar;
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Foi
feito em 1787 a Constituição dos EUA;
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Constituição de 1787 dos EUA:
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Foi
iluminista e liberal (visava liberar a economia, fim do pacto colonial);
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Foi
promulgada;
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Defendia
interesses burgueses (garantia da propriedade privada);
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Direitos
e garantias individuais do cidadão (democracia: eleição);
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Declaração
dos Direitos do Homem;
·
Proclamação
da República Federativa;
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Manteve
escravidão.
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Nasce
a Democracia Jeffersoniana em 1776: Declaração dos Direitos e deveres
do homem, direitos e garantias individuais para todas as pessoas, princípios
democráticos iguais;
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Nasce
o “sonho americano”, o americano é um desbravador, corajoso, lutador
pelos direitos iguais, tem o americano como centro do mundo;
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Ocorre
a Marcha para o Oeste, os colonos avançam sobre as terras de outros
países na procura do ouro. A Marcha para o Oeste provocou a compra de
terras, o anexamento de terras de outros países e ainda o Genocídio
indígena.