Links Patrocinados

Concursos

Vestibulares

Vestibulinhos

Carreira Militar

Material de Estudo

Links Patrocinados

Publicidade

Links Patrocinados

As Rebeliões Nativistas

-          São as rebeliões localizadas que reivindicam a suspensão de uma medida arbitrária da Metrópole.São aquelas que estão ligadas a problemas locais e tem características locais.Reconhecem o poder local e o poder real.Não agem com o intuito de conseguir a Independência, separação de Portugal, querem que o Sistema Colonial seja amenizado, não querem mudanças políticas, não há projeto nem ideal de rupturas do Pacto Colonial;

-          O sentimento nativista nasce na Insurreição Pernambucana, ou seja, na luta contra os holandeses, na expulsão dos flamengos, cria-se um sentimento mais nacional, mais nativista;

-          Rebeliões: 

® Coroação de Amador Bueno (1642)- São Paulo: queria legitimar a escravidão indígena;

Revolta de Beckman (1684)- Maranhão: queria legitimar a escravidão indígena;

Guerra dos Emboabas (1707-1709)- Minas Gerais;

Guerra dos Mascates ( 1710)- Pernambuco: os proprietários de terra querem que Recife vire uma vila, querem autonomia jurídica;

Revolta de Felipe dos Santos (1722)- Minas Gerais: opositor das casas de fundição. 

® Guerra dos Emboabas ( 1707-1709)- Minas Gerais 

      Minas Gerais se tornara o centro de convergência de indivíduos de todos as partes do Brasil e Portugal.

      Os paulistas chamavam os forasteiros de emboabas. Os paulistas não aceitavam a intromissão dos “invasores”. Eles exigiam para si o direito exclusivo da extração aurífera, pois alegavam terem sido eles os reais descobridores das jazidas de ouro. O contrate entre os paulistas e os emboabas ( como os colonos da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro) era brutal.

      Os emboabas continuaram a entrar livremente em Minas Gerais e continuaram explorando as jazidas de ouro. Começaram então a se chocar com os paulistas.Atritos e assassinatos de ambos os lados se tornaram comuns.

      Os emboabas tinham superioridade numérica em relação aos paulistas e num combate de maior proporção os paulistas foram massacrados.Os forasteiros organizaram um governo independente e com plenos poderes sobre Minas Gerais.

      Ocorreu a intervenção da Coroa lusa na guerra e isso resultou na organização da administração de Minas Gerais e na distribuição de lotes auríferos.

      Em 1709 é criada a capitania de São Paulo e em 1711 esta se torna cidade.

      Com a descoberta de ouro em MG e em Goiás começaram a sair de SP expedições comerciais chamadas monções que utilizando principalmente as vias fluviais, abasteciam as zonas mineradoras.

 

 ® Guerra dos Mascates ( 1710)- Pernambuco 

Foi uma Guerra que ocorreu entre Recife ( arraial) e Olinda (vila).O arraial pagava impostos para a vila, ou seja, Recife pagava impostos à Olinda. Em Olinda moravam os ricos senhores de engenho.Os holandeses ocuparam Recife e conseqüentemente ela se desenvolveu muito comercialmente e estruturalmente.

No entanto, ainda continuou com status de arraial, embora tivesse ficado maior e mais importante economicamente que Olinda.

Então, os comerciantes e os proprietários de terras de Recife fazem o pedido para se tornarem vila e o rei concede o título de vila para Recife.

Os senhores de engenho de Olinda não admitiram pois deixariam de receber os impostos de Recife. Invadiram, então, Recife.

O conflito durou um ano.O rei, então, interveio confirmando a condição de vila Recife.