Links Patrocinados

Concursos

Vestibulares

Vestibulinhos

Carreira Militar

Material de Estudo

Links Patrocinados

Publicidade

Links Patrocinados

Zapatismo 

“Somos um exército de sonhadores, por isso somos invencíveis; como não ganhar com esta imaginação?!(...) não podemos ou, melhor dizendo, não merecemos perder.”

Carta do Sub-comandante Marcos a Eduardo Galeano  

1-       Conceito: 

-          Ideologia agrarista mexicana. Defesa do índio, da terra de uso coletivo (ejido- eram aldeias indígenas auto suficientes, independentes, existiram até a entrada do México no Nafta, até 1993) e dos ideais nacionalistas (anti-imperialista, anti-EUA);

-          Tem mexicanos que vão para os EUA para buscar uma vida melhor, é a única saída que lhes resta. Mas os mexicanos são contra o American Way of Life, questionam politicamente esse termo. Um presidente mexicano disse “ Tenho pena do México, tão longe de Deus e tão próximo dos EUA ”. 

2-       Origem:1910 

® Revolução Mexicana- 1910:

-          Foi uma revolução burguesa;

-          Norte do México:

·         Pancho Villa;

·         Peonaje: são os peões, que trabalham nos latifúndios da criação de gado.

-          Centro do México:

·         Francisco Madero: representa a burguesia comercial descontente com o imperialismo dos EUA. A Cidade do México é ameaçada pelos EUA.

-          Sul do México:

·         Emiliano Zapata;

·         Morelos: cidade de Chiapas (centro da revolução hoje);

·         Índios.

-          A Revolução conduzida no Norte foi realizada pelos peões de Chichuahua (Peonaje) e Pancho Villa reivindicando melhores condições de vida, melhores salários e o fim da ditadura do general Porfírio Díaz (fugiu para a França). A Revolução no Sul foi feito pelos índios, mestiços, proprietários de terras ou moradores dos Ejidos (aldeias) reivindicando reforma agrária e o fim da ditadura;

-          Em 1911 fez-se o Plano de Ayala, foi apresentado pelos zapatistas e solucionou a questão agrária através da devolução das propriedades ilegítimas; garantia da posse de terra ao índio e combate e divisão das haciendas (latifúndios). 

3-       A Carta de 1917 

-          Essa Constituição vigora até os dias atuais. 

3.1- Reforma Agrária:

-          A Reforma Agrária vigorou até 1993, até a entrada do México no Nafta;

-          A burguesia queria tirar as terras dos grandes latifúndios e da Igreja. Visava diminuir o poder do latifundiário e da Igreja (deixa essa ilegal até 1993). 

3.2- Preservar o Ejido:

-          Nacionalizou tudo ( o subsolo, as empresas);

-          Visava preservar as aldeias indígenas, que eram auto suficientes. 

3.3- Nacionalizou o Subsolo:

-          Após esse ato Pancho Villa foi assassinado. Francisco Madero se torna presidente e é morto, seu vice também. Zapata também acaba sendo assassinado;

-          O que resta de tudo é a Constituição de 1917, mas essa começa a deixar de vigorar em 1993 com a entrada do México no Nafta. 

4-       EZLN- Exército Zapatista de Libertação Nacional 

-          Surgiu em 1994;

-          É a frente ilícita do movimento, a frente armada;

-          Líder: Sub-Comandante Marcos;

-          Sede: Chiapas, no sul do México;

-          Motivos: a entrada do México no Nafta e o governo mexicano neoliberal;

-          Sobreviveu o mito de Zapata, os revolucionários tem uma ideologia, são eruditos e capacitados com armas. A maioria é composta de índios;

-          Esses guerrilheiros se autodenominam zapatistas, porque acreditam que a sua luta seja uma continuidade do sonho zapatista, justificam que os motivos da Revolução de 1910 continuam estruturalmente na atualidade do México, ou seja, a Ditadura atual é do PRI (Partido da Revolução Institucional) e a miserabilidade e o imperialismo presentes no México;

-          A aproximação existente entre o movimento liderado por Emiliano Zapata- Revolução Mexicana 1910- e a experiência guerrilheira de Chiapas- EZLN- é no sentido da luta pela terra, reforma agrária, nacionalismo, anti-imperialismo, ambos lutam contra a ditadura e contra a miserabilidade no México.

 

5-       FZLN- Força Zapatista de Libertação Nacional 

-          É hoje uma força legal, de múltipla formação política. Atua na sociedade civil e na sociedade política.

-          Zapatismo- 1910- ? :

·         Braço político: FZLN;

·         Braço bélico, armado: EZLN.

-          O FZLN tem simpatia internacional com a Igreja, com o MST, com entidades internacionais, arrecadam dinheiro para manter o EZLN.

-          A Igreja hoje no México é uma das bases da sociedade, é mediadora nas questões da guerrilha e do exército, do Governo. É uma instituição que só é composta de mexicanos, não tem presença estrangeira.