Links Patrocinados

Concursos

Vestibulares

Vestibulinhos

Carreira Militar

Material de Estudo

Links Patrocinados

Publicidade

Links Patrocinados

Gênero Épico

A narrativa é feita em versos (geralmente), num longo poema - a epopéia- que ressalta as excelentes qualidades de um herói, protagonista de fatos históricos ou maravilhosos.

As epopéias que surgiam na civilização oriental, na sua maioria, derivam de três obras básicas; Ilíada e Odisséia, do grego Homero, e Eneida do romano Virgílu.

  • Epopéia:
    As epopéias são poemas de forma física, geralmente em versos de tamanhos regulares (10 ou 12 versos). Dividem-se em cinco partes.
    1- Exórdia ou proposição - introdução em que se apresenta o herói e o tema. Exemplo: Em "Os Lusíadas", principal epopéia da língua portuguesa, Camões apresenta, como herói o povo português.
    2- Invocação - um pedido de inspiração às musas da poesia. Em "Os Lusíadas", o pedido é feito às Tágides, ninfas do rio Tejo.
    3- Dedicatória - O poema é dedicado à alguém; um rei, um protetor, um povo. "Os Lusíadas é dedicado à P.Sebastião, rei de Portugal.
    4- Narração - Os fatos são narrados cem ênfase nas peripécias do herói e nos acontecimentos históricos. É a parte mais ampla da Epopéia. Em "Os Lusíadas", é a viagem de Vasco da Gama em direção à Índias.
    5- Epílogo - Fechamento da Epopéia geralmente com a consagração dos heróis. Em "Os Lusíadas", é o regresso triunfal dos portugueses com uma passagem pela Ilha dos Amores.